A Missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude foi celebrada na noite de terça-feira (16/08) pelo Arcebispo de Madri, o cardeal Antonio María Rouco Valera. Centenas de milhares de jovens de muitas nacionalidades foram para a Praça de Cibeles, no centro de Madri para o pontapé inicial do grande encontro. Cerca de 400 bispos e 2.500 sacerdotes em todo o mundo acompanharam a celebração. O Ministério da RCCBRASIL já estava presente após sua Missão na cidade de Pamplona durante a pré-jornada.
O cardeal arcebispo de Madri saudou os jovens dos cinco continentes que se reuniram para celebrar a missa de abertura da vigésima sexta edição da JMJ. Esta missa foi celebrada em honra do Beato João Paulo II. Em frente ao púlpito foi colocada uma relíquia do Papa falecido. A figura de Karol Wojtyla foi sempre presente nos corações de todos que participaram e que, sob seu pontificado, começaram as Jornadas Mundiais da Juventude.
O arcebispo de Madri repetiu as palavras do papa polonês que disse, em agosto de 89, durante a Vigília no Monte Gozo, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, realizada em Santiago de Compostela. "É Deus quem nos procura. Ele vem ao nosso encontro." Ela também mencionou os problemas que os jovens de hoje são enfrentados hoje. "Globalização, novas tecnologias irão determinar a crise econômica para o bem e, muitas vezes, para pior”, propôs aos jovens.
Após palavras de elogio para o Papa anterior, Rouco disse que "os jovens que estão encontrar são a geração de Bento XVI." Como apontado por Rouco, a intenção de Bento é que "a experiência dos jovens na Comunhão da Igreja Católica, a verdade e a urgência de viver na sua vida o tema do Dia Mundial da Juventude 2011: arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé ".
Nesse sentido, Rouco encorajou-os a serem discípulos e testemunhas de Cristo. "Jesus mostra o caminho e a meta da verdadeira felicidade." A felicidade que não é exclusivo para os crentes. "Não só para você, mas também seus amigos longe da prática religiosa e até mesmo a fé ou consciência disso."
Após a bênção final do cardeal Rouco, tomou a palavra o cardeal Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, "ministério" responsável pela Jornada Mundial da Juventude do Vaticano. Em seu discurso, lembrou aos jovens que não tenham medo de expressar sua fé. "Não temais! Escolher Cristo na vida é adquirir a pérola preciosa do Evangelho, que vale a pena dar tudo".
Fonte:www.rccjovem.com.br
0 comentários:
Postar um comentário