Subscribe:

domingo, 31 de julho de 2011

Congresso Estadual RCC/MA


                                                 
Entre os dias 04 e 07 de Agosto, a Arquidiocese de São Luís irá acolher o 7º Congresso Estadual da RCC. O evento traz como novidade o fato de ser um dos 27 Congressos, com caráter de Congresso Nacional, que acontecerão no Brasil em 2011.
Para promover a UNIDADE e proporcionar aos Estados uma oportunidade de acolherem um Congresso Nacional da RCC, o Conselho da RCC Brasil transformou o Congresso Nacional (que tradicionalmente acontecia em julho, em regiões que iam entre Centro-Oeste e Sudeste do país) em 27 edições. No Maranhão o Congresso acontecerá em Agosto e pretende reunir todas as lideranças do Estado.

"Será um Congresso Nacional, pois celebrará a unidade do movimento e principalmente, um momento privilegiado de reunir as lideranças para formação", diz Francisco Camêlo, coordenador estadual da RCC Maranhão.

Os pregadores são membros do Conselho Nacional da RCC, e pregarão no Maranhão: Marcos Volcan, Presidente do Conselho Nacional da RCC; Beatriz Vargas, Secretária do Conselho Nacional da RCC; Ironi Spuldaro, membro Conselheiro da RCC Brasil e Lázaro Praxedes, coordenador nacional do Ministério de Pregação da RCC. 
O evento acontecerá na Associação Cristo Rei, sede da RCC em São Luís e estima-se um público de 3.000 pessoas. O foco principal são as lideranças: coordenadores de Grupo de Oração, membros de Equipes de Serviço, Coordenadores de Ministérios Diocesanos e Estaduais e coordenadores diocesanos da RCC no Maranhão. Todo o Regional NE 5, que compreende as 12 dioceses do Maranhão, está envolvido e as dioceses já se organizam para trazerem caravanas para este momento que tende a ficar na história da RCC do Estado.
Fonte: RCC São Luís 
           midiacatolica.com

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Dicas para os peregrinos da JMJ

Para os sentinelas que se preparam para embarcar para Madri e participar da Jornada Mundial da Juventude 2011, reunimos aqui algumas informações fundamentais, disponibilizadas pela organização do evento.
Transporte
A rede de transportes da Comunidade de Madrid é uma das mais completas do mundo. O metro e o autocarro urbano são as redes mais utilizadas pelos madrilenos devido à extensão das suas linhas, à qualidade das suas instalações e veículos e à grande oferta de serviços.
Não obstante para poder oferecer um melhor serviço aos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude, o serviço de transporte público será reforçado nos dias da sua celebração.
Os principais momentos da JMJ serão celebrados no município de Madrid, pelo que te recomendamos que todos os acessos que realizes aos mesmos os faças em transporte público, sem custos adicionais para aqueles peregrinos que se inscreveram por meio dos Pagamentos JMJ de 3 e 7 dias.

Alojamento
Comunicaremos o lugar de alojamento durante o mês de Julho a todos aqueles grupos que tenham finalizado o pagamento antes do dia 30 de Junho. O responsável de grupo receberá um correio electrónico com o nome e direcção postal do alojamento designado (ou paróquia de referência se se trata de uma família.) De que necessitam os peregrinos para o alojamento?
- Saco-cama
- Esteira ou colchonete
- Toalha
- Fato de banho
- Chinelos

O tempo em Madri
Madrid, em Agosto, é uma cidade muito quente que pode ultrapassar os 30ºC, especialmente nas horas a meio do dia. Nessa época do ano, habitualmente, o tempo parece estável, mas a partir do dia 15 não é estranho que apareçam trovoadas principalmente à tarde com chuvas breves mas copiosas.
Como saberás, em Madrid em Agosto o calor aperta e precisas de te proteger. Lembramos-te que sigas estas indicações para evitar a desidratação.
- Protege-te com um boné/chapéu, óculos de sol e cremes protetores solares.
- Evita estar parado ao sol durante as horas centrais do dia (entre as 12 horas e as 6 da tarde)
- Usa roupa de tecidos naturais, ligeira, folgada e de cores claras.

Alimentação
Os inscritos com as seguintes modalidades receberão alimentação durante a semana ou o fim-de-semana da JMJ por parte da organização.
- A1 (Semana completa: alojamento + comida)
- A2 (Semana completa: só comida)
- B1 (fim-de-semana: alojamento + comida)
- O pequeno-almoço será distribuído nos centros de alojamento. Se te alojas com uma família, a família que te acolhe te servirá o pequeno-almoço diário. Se te hospedas por tua conta, tens de adquirir também o pequeno-almoço por tua conta.
-Para os almoços e os jantares receberás os Vales de Alimentação que poderás trocar pelo Menu do Peregrino nos mais de mil restaurantes assinalados com o logótipo da JMJ. Poderás localizar estes restaurantes de vários modos:
- Através de uma nova secção da web que se abrirá em breve
- Através de uma aplicação para telefones móveis e PDAs, que em breve se poderá descarregar da web.
- Mediante um Call Center que responderá às consultas dos peregrinos.

Fonte: Madrid2011

terça-feira, 26 de julho de 2011

Todas as igrejas de Madri tocarão seus sinos quando o Papa chegar (JMJ)

Arquivo
Bispo Auxiliar de Madri e Coordenador geral da JMJ 2011, Dom César Franco, pediu que todas as igrejas madrilenhas toquem seus sinos na chegada do Papa
O Bispo Auxiliar de Madri e Coordenador geral da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011, Dom César Franco, enviou uma carta aos párocos e reitores de todas as igrejas madrilenhas na qual solicitou que toquem os sinos de suas igrejas quando aterrissar o Papa Bento XVI em Madri no dia 18 de agosto.

Esta iniciativa, que se enquadra no programa de ambientação cidadã da Jornada, tem como objetivo informar a toda a província eclesiástica de Madri que o avião do Papa tocou terras espanholas, momento que ocorrerá perto das 12h da quinta-feira, 18 de agosto.

A ideia, conforme explica Dom Franco na carta, consiste em fazer um repique de sinos simultâneo em todas as igrejas da diocese de Madri.

Concretamente, aponta que aquelas paróquias que tenham o sistema computadorizado toquem os sinos festivamente e que as que não o tenham, o façam de forma manual, durante cinco minutos.

Desta forma, todas aquelas pessoas que não possam receber o Santo Padre no aeroporto de Barajas, saberão que ele já chegou.

Além disso, Dom César Franco pretende com este gesto demonstrar a Bento XVI o carinho e agradecimento da Igreja em Madri ao mesmo tempo que dar um tom festivo ao evento desde o começo
.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Dez conselhos de Bento XVI aos jovens

Conversar diariamente com Deus, ler a Bíblia, ir à Missa aos Domingos, contar as alegrias e penas a Cristo, dar exemplo ou ser útil aos outros: são alguns dos conselhos que o Papa dá aos jovens.

1) Conversar com Deus
“Algum de vós poderia talvez identificar-se com a descrição que Edith Stein fez da sua própria adolescência, ela, que viveu depois no Carmelo de Colônia: Tinha perdido consciente e deliberadamente o costume de rezar". Durante estes dias podereis recuperar a experiência vibrante da oração como diálogo com Deus, porque sabemos que nos ama e, a quem, por sua vez, queremos amar”.
2) Contar-lhe as penas e alegrias
“Abri o vosso coração a Deus. Deixai-vos surpreender por Cristo. Dai-lhe o "direito de vos falar" durante estes dias. Abri as portas da vossa liberdade ao seu amor misericordioso. Apresentai as vossas alegrias e as vossas penas a Cristo, deixando que ele ilumine com a sua luz a vossa mente e toque com a sua graça o vosso coração.
3) Não desconfiar de Cristo
“Queridos jovens, a felicidade que buscais, a felicidade que tendes o direito de saborear, tem um nome, um rosto: o de Jesus de Nazaré, oculto na Eucaristia. Só ele dá plenitude de vida à humanidade. Dizei, com Maria, o vosso "sim" ao Deus que quer entregar-se a vós. Repito-vos hoje o que disse no princípio de meu pontificado: ‘Quem deixa entrar Cristo na sua vida não perde nada, nada, absolutamente nada do que faz a vida livre, bela e grande. ¡Não! Só com esta amizade se abrem de par em par as portas da vida. Só com esta amizade se abrem realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só com esta amizade experimentamos o que é belo e o que nos liberta’. Estai plenamente convencidos: Cristo não tira nada do que há de formoso e grande em vós, mas leva tudo à perfeição para a glória de Deus, a felicidade dos homens e a salvação do mundo”.
4) Estar alegres: querer ser santos
“Para além das vocações de consagração especial, está a vocação própria de todo o batizado: também é esta uma vocação que aponta para um ‘alto grau’ da vida cristã ordinária, expressa na santidade. Quando encontramos Jesus e acolhemos o seu Evangelho, a vida muda e somos impelidos a comunicar aos outros a experiência própria (...). A Igreja necessita de santos. Todos estamos chamados à santidade, e só os santos podem renovar a humanidade. Convido-vos a que vos esforceis nestes dias por servir sem reservas a Cristo, custe o que custar. O encontro com Jesus Cristo vos permitirá apreciar interiormente a alegria da sua presença viva e vivificante, para testemunhá-la depois no vosso ambiente”.
5) Deus: tema de conversa com os amigos
“São tantos os nossos companheiros que ainda não conhecem o amor de Deus, ou procuram encher o coração com sucedâneos insignificantes. Portanto, é urgente ser testemunhos do amor que se contempla em Cristo. Queridos jovens, a Igreja necessita autênticos testemunhos para a nova evangelização: homens e mulheres cuja vida tenha sido transformada pelo encontro com Jesus; homens e mulheres capazes de comunicar esta experiência aos outros”.
6) No Domingo, ir à Missa
Não vos deixeis dissuadir de participar na Eucaristia dominical e ajudai também os outros a descobri-la. Certamente, para que dela emane a alegria que necessitamos, devemos aprender a compreendê-la cada vez mais profundamente, devemos aprender a amá-la. Comprometamo-nos com isso, vale a pena! Descubramos a íntima riqueza da liturgia da Igreja e a sua verdadeira grandeza: não somos os que fazemos uma festa para nós, mas, pelo contrário, é o próprio Deus vivo que prepara uma festa para nós. Com o amor à Eucaristia redescobrireis também o sacramento da Reconciliação, no qual a bondade misericordiosa de Deus permite sempre que a nossa vida comece novamente.
7) Demonstrar que Deus não é triste
Quem descobriu Cristo deve levar os outros para ele. Uma grande alegria não se pode guardar para si mesmo. É necessário transmiti-la. Em numerosas partes do mundo existe hoje um estranho esquecimento de Deus. Parece que tudo anda igualmente sem ele. Mas ao mesmo tempo existe também um sentimento de frustração, de insatisfação de tudo e de todos. Dá vontade de exclamar: Não é possível que a vida seja assim! Verdadeiramente não.
8) Conhecer a fé
Ajudai os homens a descobrir a verdadeira estrela que nos indica o caminho: Jesus Cristo. Tratemos, nós mesmos, de conhecê-lo cada vez melhor para poder conduzir também os outros, de modo convincente, a ele. Por isso é tão importante o amor à Sagrada Escritura e, em conseqüência, conhecer a fé da Igreja que nos mostra o sentido da Escritura.
9) Ajudar: ser útil
Se pensarmos e vivermos inseridos na comunhão com Cristo, os nossos olhos se abrem. Não nos conformaremos mais em viver preocupados somente conosco mesmo, mas veremos como e onde somos necessários. Vivendo e atuando assim dar-nos-emos conta rapidamente que é muito mais belo ser úteis e estar à disposição dos outros do que preocupar-nos somente com as comodidades que nos são oferecidas. Eu sei que vós, como jovens, aspirais a coisas grandes, que quereis comprometer-vos com um mundo melhor. Demonstrai-o aos homens, demonstrai-o ao mundo, que espera exatamente este testemunho dos discípulos de Jesus Cristo. Um mundo que, sobretudo mediante o vosso amor, poderá descobrir a estrela que seguimos como crentes.
10) Ler a Bíblia
O segredo para ter um "coração que entenda" é edificar um coração capaz de escutar. Isto é possível meditando sem cessar a palavra de Deus e permanecendo enraizados nela, mediante o esforço de conhecê-la sempre melhor. Queridos jovens, exorto-vos a adquirir intimidade com a Bíblia, a tê-la à mão, para que seja para vós como uma bússola que indica o caminho a seguir. Lendo-a, aprendereis a conhecer Cristo. São Jerônimo observa a este respeito: "O desconhecimento das Escrituras é o desconhecimento de Cristo".
Em resumo... Construir a vida sobre Cristo, acolhendo com alegria a palavra e pondo em prática a doutrina: eis aqui, jovens do terceiro milênio, o que deve ser o vosso programa! É urgente que surja uma nova geração de apóstolos enraizados na palavra de Cristo, capazes de responder aos desafios do nosso tempo e dispostos a difundir o Evangelho por toda a parte. Isto é o que o Senhor vos pede, a isto vos convida a Igreja, isto é o que o mundo – ainda que não saiba – espera de vós! E se Jesus vos chama, não tenhais medo de responder-lhe com generosidade, especialmente quando vos propõe segui-lo na vida consagrada ou na vida sacerdotal. Não tenhais medo; confiai n’Ele e não ficareis decepcionados.
BENTO XVI

Fonte: Opusdei.org.br

domingo, 10 de julho de 2011

Participe da promoção: Jovens Conectados leva você a Madri!

Mais de um milhão de jovens do mundo todo vão participar da Jornada Mundial da Juventude em Madri, entre os dias 15 e 21 de agosto. Já são mais de 13 mil brasileiros - e você também pode ser um deles!
A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está promovendo um concurso cultural de vídeos e o vencedor vai ganhar uma passagem ida e volta de Brasília para Madri e a inscrição na JMJ.
Como participar?
Produza um vídeo de até dois minutos de duração respondendo à pergunta: “Para você, o que é ser um Jovem Conectado?”. Coloque seu vídeo no Youtube e faça sua inscrição no endereço eletrônicohttp://www.jovensconectados.org.br/promocaojmj, informando o link do vídeo. As inscrições podem ser feitas entre os dias 4 e 25 de julho e o resultado será divulgado no dia 28. Podem participar da promoção os jovens com idade entre 18 e 30 anos.
Então, mãos à obra! Seja criativo, pegue sua câmera, webcam, celular, etc, e comece a trabalhar! Mas atenção: o tempo é curto, então, esteja preparado para ser o ganhador e tenha tudo pronto para a viagem. Não perca esta oportunidade de participar do maior encontro de jovens do mundo, ainda mais com a presença do Papa Bento XVI!