Subscribe:

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Visita de Padre Leandro ao MJ

Nesta última segunda-feira (25/04), contamos em nosso momento de oração do ministério com a presença do Pe. Leandro, que é pernambucano e atualmente é pároco em Caruaru  e que esteve em Chapadinha para visitar alguns familiares. Na oportunidade também serviu como um momento de despedida de sua visita à cidade em uma ocasião de profunda oração, como de costume em nosso ministério, tais momentos ministrados por Padre Leandro foram de total aprofundamento e experiência pessoal com o Espírito  Santo. Somos gratos por sua visita e colaboração e estamos de braços abertos para o acolher em nossa paróquia e em nosso ministério em uma próxima oportunidade.



Pe. Leandro

Ana Jéssica e Pe. Leandro

MJ

quarta-feira, 27 de abril de 2011

PARTICIPEM DE UM CINEMA ORGANIZADO PELO MINISTÉRIO JOVEM NESTA QUINTA- FEIRA (28/04)


PARTICIPEM DE UM CINEMA ORGANIZADO PELO MINISTÉRIO JOVEM, NESTA QUINTA-FEIRA A PARTIR DAS 19:00h NO CENTRO PAROQUIAL. ENTRADA APENAS R$ 2,00, FILME: O MANTO SAGRADO.

domingo, 24 de abril de 2011

Youcat: A fé em linguagem para os jovens

Youcat: A fé em linguagem para os jovens

O “Catecismo Jovem da Igreja Católica”, chamado também de YOUCAT – abreviação de Youth Catechism . A obra, baseada no “Catecismo da Igreja Católica”, foi desenvolvida por um número considerável de padres, teólogos e professores de religião, para apresentar a mensagem e a doutrina da Igreja em linguagem juvenil e mais acessível.
O YOUCAT vem atender a vontade dos muitos jovens que, inspirados e entusiasmados pela dinâmica das Jornadas Mundiais da Juventude, pediram um Catecismo que lhes falasse diretamente. Além disso, muitos deles trabalharam, voluntariamente, no desenvolvimento deste material. Justamente por isso, o papa Bento XVI, que escreve o prefácio da obra, recusa a ideia de que os jovens não estão interessados no que a Igreja tem a dizer.
“Muitas pessoas me dizem: os jovens de hoje não se interessam por isso. Duvido de que isto seja verdade e estou certo do que digo. Os jovens de hoje não são tão superficiais como se diz deles. Eles querem saber realmente o que é a vida. Um romance policial é excitante porque nos insere no destino de outras pessoas, que também poderia ser o nosso. Este livro é cativante porque fala do nosso próprio destino, pelo que está profundamente próximo de cada um de nós. Assim vos convido: estudai o catecismo! Este é o desejo do meu coração”, enfatiza o Santo Padre.
O YOUCAT tem a mesma proposta do “Catecismo da Igreja Católica”, sendo a linguagem seu maior diferencial. Estruturado em perguntas e respostas, o livro é dividido em quatro partes. A primeira, “Em que cremos”, fala sobre a Bíblia, a Criação, a fé. A segunda, “Como celebramos”, aborda os vários mistérios da Igreja, os sete sacramentos, explica a estrutura do ano litúrgico etc. A terceira, “A vida em Cristo”, apresenta as virtudes, os dez mandamentos – e tudo o que se relaciona a eles –, questões importantes como o aborto, os direitos humanos, e demais temas. A última, “Como devemos orar”, explica a importância da oração, o porquê de se rezar, o que é o terço, como rezá-lo, e assim por diante.
O YOUCAT estará disponível em dez línguas: alemão, inglês, francês, italiano, espanhol, português, polonês, holandês/flamengo, tcheco e eslovaco. . A PAULUS, responsável pelas publicações em português e polonês, aposta no sucesso do YOUCAT entre os jovens cristãos. Para o Pe. Zolferino Tonon, diretor multimedial da PAULUS no Brasil, a expectativa pela chegada do YOUCAT ao país é grande, e certamente será muito bem aceito. “Com certeza, os jovens brasileiros, em busca de um sentido maior para a própria vida, encontrarão neste livro a resposta necessária", afirma. A PAULUS espera receber as edições no Brasil no final do primeiro semestre de 2011 ou início do segundo.
Confira abaixo a entrevista com o diretor editorial da PAULUS em Portugal, frei Darlei Zanon, brasileiro, que trabalhou durante muitos anos na área editorial da PAULUS no Brasil:
1) Como você avalia a importância da edição deste material em 10 línguas diferentes?
O YOUCAT será uma obra de referência para os jovens católicos, pois fala dos elementos essenciais da fé e da vida cristã de um modo dinâmico, divertido e atraente. O lançamento mundial enfatiza exatamente a unidade do projeto e o fato de ser uma obra importante e de referência da Igreja.


2) Como foi o processo de edição deste material?
O projeto nasceu em 2005, após a Jornada Mundial da Alemanha. Os jovens manifestaram a necessidade de adaptar o catecismo para a linguagem deles, e o papa Bento XVI, então no começo do seu pontificado, assumiu a ideia e encarregou o cardeal Christoph Schonborn, de Viena, de presidir uma comissão com diversos teólogos, professores, padres e jovens. Em 2007 o texto foi apresentado à Congregação para a Doutrina da Fé, e em 2008 para o próprio papa, que aprovou e escreveu o prefácio. Naquela altura entraram os editores estrangeiros, começando a traduzir e fazer a adaptação das imagens para cada cultura. Este ponto é interessante. Apesar de ter o texto-base comum, cada língua adaptou os textos complementares e as fotos para a sua própria realidade. Eu fui o editor responsável por todo esse processo para a versão em língua portuguesa, que foi depois aprovada pelo cardeal de Lisboa, D. José Policarpo. Em outubro do ano passado todos nós, editores, nos reunimos em Frankfurt para os detalhes finais e para uniformizar as edições. Em todos os países será a mesma capa, por exemplo.
3) Como está a expectativa dos jovens portugueses em relação ao YOUCAT?
Já fiz algumas apresentações para as lideranças da Pastoral Juvenil e todos que conhecem ficam encantados.
O vídeo que divulgamos na internet também fez muito sucesso. Estão todos ansiosos, os adolescentes e também os sacerdotes que já disseram que vão assumir o YOUCAT nas catequeses e grupos de jovens. No Brasil há muita mobilização também, principalmente através de blogs. Como o prefácio do papa já foi divulgado no site oficial da JMJ (Jornada Mundial da Juventude de Madri), muitos reproduziram e noticiaram o YOUCAT.
4) E como você acredita que o YOUCAT será recebido aqui no Brasil pelos nossos jovens?
Os jovens brasileiros estão muito atentos ao YOUCAT e mostram-se cheios de expectativa. O vídeo de apresentação teve muita divulgação no Brasil e muitos blogs reproduziram as notícias e publicaram o prefácio do papa para a obra. Temos recebido muitos e-mails e recados pelas redes sociais perguntando quando ela estará disponível. Nas redes sociais sente-se perfeitamente a expectativa, o que é um bom sinal, confirmando que o YOUCAT fala realmente a linguagem dos jovens. A sensação que tenho é que todos já sabem que é uma grande obra, de referência para a Igreja e para a preparação dos jovens. Sinto que todos estão ansiosos para tocá-lo, lê-lo, enfim, vê-lo de perto.
5) Na sua opinião, o que o YOUCAT muda na Igreja Católica?
O YOUCAT é um marco na Igreja no que se refere à aproximação dos jovens. É a maior ação depois da criação das Jornadas Mundias da Juventude pelo papa João Paulo II. É uma prova de que a Igreja está atenta à nova linguagem dos jovens e quer falar-lhes numa linguagem que entendam e se sintam à vontade. Bento XVI mostrou-se muito interessado em aproximar a Igreja e a fé ao mundo e à cultura. O YOUCAT é mais um capítulo dessa iniciativa, fruto maduro do seu pontificado.
6) Com a edição do YOUCAT, a PAULUS fortifica ainda mais sua missão de evangelizar?
A escolha da PAULUS para este projeto mostrou que somos referência em língua portuguesa no tocante à edição católica. É sinal de reconhecimento do nosso trabalho e da qualidade do nosso conteúdo, sempre preocupado em evangelizar e edificar o ser humano. Certamente nos fortifica e dá uma projeção necessária para futuros projetos. Mostra que estamos atentos às novas necessidades da Igreja e da sociedade.


Fonte: www.paulus.com.br

sábado, 23 de abril de 2011

Via Sacra 2011

Como de costume em mais  um ano a juventude católica de Chapadinha, em Sexta-feira da Paixão, encena os últimos passos de Cristo  até o Calvário . Este ano, mais uma vez, a apresentação que ocorreu nas ruas de nossa cidade contou com um número satisfatório de público para apreciar todo o desempenho e esforço de todos esses jovens que se  dedicaram a essa apresentação, que além de outros grupos e movimentos contou em seu elenco com a participação de alguns membros do Ministério Jovem. Graças a Deus foi um momento maravilhoso proporcionado a toda comunidade, que com toda certeza deixou um bela mensagem para  fortificar ainda mais a nossa fé.
Veja algumas fotos:




www.paroquiadechapadinha.com

 www.paroquiadechapadinha.com

www.paroquiadechapadinha.com

www.paroquiadechapadinha.com

terça-feira, 19 de abril de 2011

João Paulo II: o Papa que tocou o coração dos jovens

 

A cena mostra um jovem sacerdote sempre em meio a outros jovens. Estava junto deles, praticando esportes, em apresentações artísticas e até os levando para aventuras e andar de canoa nos rios da Polônia. E o assunto entre eles era a caminhada em Deus e até mesmo a sexualidade humana.


Este são alguns do trechos do filme “Pope John Paul II” (Papa João Paulo II, 2005) que ilustra muito bem este contato do então Karol Wojtyla com os jovens. E quando se tornou “João Paulo II”, este aspecto de sua vida não foi diferente.


Acesse
.: Editoria especial da beatificação de João Paulo II

João Paulo II foi realmente o “papa da juventude” e o primeiro marco desta proximidade com os jovens foi com a instituição das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), em 1985, quando aconteceu, na Praça São Pedro, um grande encontro por ocasião do Ano da Juventude, declarado pela Nações Unidas.
A primeira aconteceu, portanto, em 1986, no Domingo de Ramos, em Roma, com o tema “Estais sempre prontos a responder a todo aquele que pedir a razão de vossa esperança” (1 Pedro 3,15). A partir de 1987, com a grande procura dos jovens para o encontro, as jornadas foram organizadas em outros países e a primeira fora da capital italiana aconteceu em Buenos Aires, capital da Argentina.
Papa João Paulo na última JMJ em que participou, no ano de 2002, em Toronto, em Canadá

A cada jornada, milhões de jovens do mundo inteiro não deixaram de acorrer ao futuro beato para ouvir as palavras do sucessor de Pedro. E a última JMJ de mobilização internacional de que participou foi em Toronto, no Canadá, no ano de 2002.
Na ocasião, o Papa Karol afirmou que, apesar de sua idade, ele continuava com as mesmas aspirações e esperanças do que os jovens:
“Vós sois jovens e o Papa é idoso, e ter 82 ou 83 anos não é a mesma coisa que ter 22 ou 23. Todavia, ele continua a identificar-se plenamente com as vossas esperanças e as vossas aspirações. Juventude de espírito, juventude de espírito! Embora eu tenha vivido no meio de muitas trevas, sob duros regimes totalitários, tive suficientes motivos para me convencer de maneira inabalável de que nenhuma dificuldade e nenhum temor são tão grandes a ponto de poder sufocar completamente a esperança que jorra sem cessar no coração dos jovens”.
Antes de morrer, em 2005, o Papa Karol também deixou suas últimas palavras à juventude. No dia 6 de agosto de 2004, ele assinou a mensagem para a 20ª JMJ, que aconteceu em agosto de 2005 e da qual acreditava que ainda estaria presente.
No texto, ele deixou um apelo para que os jovens não priorizem as coisas materiais e terrenas: “Jovens, não cedais a falsas ilusões nem a modas efêmeras, que muitas vezes deixam um trágico vazio espiritual! Recusai as soluções do dinheiro, do consumismo e da violência dissimulada que por vezes os meios de comunicação propõem”.
Evangelização da juventude
“João Paulo II foi o grande marco da evangelização da juventude na história da Igreja”. Esta é a definição do assessor do Setor Juventude da Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB), padre Carlos Sávio, sobre o pontificado do antecessor de Bento XVI e o trabalho com os jovens.


De acordo com padre Sávio, todas as ações empreendidas pela Igreja a partir de então foram reflexo da adesão pessoal do Papa pela juventude. O sacerdote considera ainda que tudo o que Karol viveu em sua juventude, nos esportes, teatro etc, contribuiu substancialmente para seu pontificado e na sua maneira singular de falar aos jovens.

Ao destacar que não é possível não se emocionar com os discursos do Papa à juventude, o assessor da CNBB ressalta que os jovens sempre estiveram presentes na vida de João Paulo II e manifestavam sua proximidade a ele: “Os jovens não o deixaram, nem nos momentos mais difíceis de sua vida, de sua doença. Os jovens estavam de prontidão porque sentiam o seu carinho, o afago e a pertença que o Papa tinha para com os jovens da Igreja”.

A continuidade em Bento XVI
Padre Carlos Sávio afirma ainda que todo o trabalho de evangelização com a juventude tem sua continuidade com o Papa Bento XVI.
Na noite do dia 25 de março de 2010, por exemplo, ele se reuniu com mais de 70 mil jovens de Roma e de todo mundo para celebrar os 25 anos das Jornadas Mundiais da Juventude.
No encontro, Bento XVI renovou a sua unidade com João Paulo II na evangelização dos jovens:
"Hoje eu renovo esse apelo à nova geração para que dê testemunho com a força humilde e luminosa da verdade, a fim de que aos homens e às mulheres do terceiro milênio não faltem o modelo autêntico: Jesus Cristo".
Na ocasião, o sucessor do Papa Karol enfatizou aos jovens ali reunidos que é possível fazer uma opção pelas renúncias quando se atribui um sentido maior a elas. “A arte de ser homem exige renúncias e as renúncias verdadeiras, que nos ajudam a encontrar a estrada da vida, a arte da vida, nos são indicadas na Palavra de Deus e nos ajudam a não cair no abismo das drogas, do álcool, da escravidão da sexualidade, da escravidão do dinheiro e da preguiça", ressaltou.

Fonte: noticias.cancaonova.com

domingo, 17 de abril de 2011

DOMINGO DE RAMOS NA PAIXÃO DO SENHOR – ANO A


“QUEM É ESTE HOMEM?” (Mt 21,10)
A Semana Santa é a conclusão da longa caminhada quaresmal, que nos recorda a estrada do Êxodo. Ambas concluem-se com a entrada na “Terra Prometida”. Hoje Jesus termina sua longa jornada pela terra de Israel, e entra triunfante na cidade da Promessa. Esta entrada demonstra quem é Jesus: o Rei que escolheu a pequenez e o serviço. Ele é o Deus que se fez homem para nossa Salvação, que escolheu morrer ao invés de odiar e matar. Os fatos que se sucederam em Jerusalém depois desta entradasão causa da nossa salvação. Hoje, com Jesus, também entramos triunfantes na “Terra Prometida” de nossa salvação e iniciamos esta Semana Santa, que é a mãe e a fonte de toda nossa vida cristã. Unamo-nos a Cristo em sua paixão para podermos, com Ele, participar da sua Ressurreição.
Jesus é Rei!
A comemoração da entrada de Jesus em Jerusalém afirma a realeza de Jesus Nosso Senhor! Cantamos, como fizeram os judeus, Hosana ao Filho de Davi! Jesus é o Nosso Rei! E de fato Ele o é! Os seus gestos e ações deste dia afirmam sua realeza e intenção explícita de se colocar como legítimo sucessor de Davi e sua linhagem. Vejamos:
1. Ele escolhe entrar em Jerusalém montado em um Jumentinho, para realizar a profecia de Zc 9,9: “Dança de alegria, filha de Sião, dá vivas, filha de Jerusalém, pois agora o teu rei está chegando, justo e vitorioso. Ele é pobre, vem montado num jumento, num burrico, filhote de jumenta.” É o rei de paz, que não monta cavalos de guerra, mas anuncia novos tempos.
 2. Ele entra em Jerusalém como o fez Salomão, entrando montado num jumento para tomar posse de Jerusalém e iniciar seu Reinado (1 Rs 1,41-49). Ele é o verdadeiro Filho de Davi, que o sucede no trono real, do qual Salomão é figura.
 3. A celebração assume característica de acolhida do Rei lutador, vitorioso, entrando em sua cidade após uma grande vitória.  É uma celebração real: ramos nas mãos e no chão; aclamação ao “Filho de Davi”  e o grito “Hosana”, que significa “salvai-nos” são gestos a indicar que o povo entendia muito bem o que ocorria: o Messias, sucessor do trono davídico, entrava em sua cidade para tomar posse de seu trono e iniciar um reinado de paz.
 São séculos e séculos de promessas, profecias e espera. Gerações sonharam com esta hora. E a HORA chegou! HOSANA AO FILHO DE DAVI! BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR! HOSANA NAS ALTURAS!
Mas Jesus, ao entrar em Jerusalém, não faz a sonhada revolução. Não expulsa os Romanos... Ele não aceita que o confundam com um político – Ele é mais do que os políticos. Sua proposta abarca muito mais do que os governos deste mundo. Ela os abarca, mas vai mais além. Seu Reino não é deste mundo! Seu Reino não é político! É O REINO DE DEUS! E Ele, nesta semana, ele irá mostrar como acontece seu reinado, que não segue a lógica dos poderios deste mundo.
O trono que ele assumiu foi a Cruz, sua coroa de espinhos, sua glória as cusparadas e xingamentos, sua decisão o lava-pés. Como Rei ele deu-se a nós...
Um Rei morto na Cruz?
Que aconteceu? O Rei entrou triunfante e saiu com a cruz nas costas? O que houve? Quem matou Jesus?
Alguns tentaram colocar a culpa em Deus dizendo que este precisava punir os homens por causa de seus pecados. E a punição caiu sobre Jesus... Um deus (isso, com minúscula, pois não é o Deus verdadeiro) sangrento, vingador, juiz.
Outros dizem ser os judeus. De fato, historicamente foram os judeus daquele tempo que condenaram o mestre. O Sinédrio e os Sumos Sacerdotes sentiram-se ameaçados pela novidade apresentada por Jesus. Afinal, para eles, o amor devia estar em segundo plano diante da lei... Mas para nós é muito fácil culpar os judeus! E o anti-semitismo do século XX nos prova o quão fútil é condenar os judeus de hoje por causa daquela meia-dúzia de dois mil anos atrás e que crucificaram Jesus...
Alguns podem dizer que foram os romanos. Também historicamente é verdade. Afinal, quem inventou a cruz não foi Deus, mas o Império Romano. E Pilatos autorizou e decretou a morte de Jesus por causas políticas. Afinal o Mestre foi acolhido como filho de Davi e poderia fazer um levante revolucionário exigindo seu direito ao trono. Ao entrar como Rei em Jerusalém, assustou as autoridades... Mas é fácil condenar Pilatos! Como é fácil lançar pedras sobre ele quando nossas mãos estão manchadas com o Sangue do Senhor...
Nossas mãos manchadas de sangue
Sim! Manchadas com o sangue dele, que se fez pobre! Nós crucificamos Jesus de novo quando oprimimos, julgamos e atiramos pedras em nossos semelhantes. Quando fofocamos e difamamos o próximo, sem ao menos escutá-lo. Jesus é de novo crucificado quando não partilhamos, quando assistimos amorfos milhares de vidas se perderem.
Nossas mãos ficam manchadas pelo Sangue do Príncipe da Paz quando assistimos omissos as vítimas das guerras e da violência urbana. Quando assistimos impassíveis a milhares de jovens morrer de overdose, doar seu corpo adolescente aos sedentos de prazer, morrer encarcerados nos presídios, condenados por não ter um ambiente digno que os ensinasse a ser gente...
Manchadas pelo sangue de Jesus quando crucificamos os outros com nossa língua, quando excluímos preconceituosamente a tantas pessoas que precisam de nosso apoio e amor. Manchadas pelo sangue do pequeno Jesus, quando acumulamos mais e mais, esquecendo que o que temos de sobra em nossa casa foi de fato roubado daquele que nada tem pela nossa ganância. Manchadas pelo sangue do Senhor quando consumimos irresponsavelmente os bens da Terra e possibilitamos desastres ambientais que tiram a vida de milhares de pessoas. Manchadas pelo sangue do moribundo Jesus, quando deixamos de prestar solidariedade aos doentes, aos carentes, e até mesmo aos membros de nossa família! Manchadas pelo sangue do excluído Jesus, quando defendemos o aborto, o uso dos embriões em pesquisas interesseiras, a eutanásia e todo tipo de morte violenta e prematura.
Sim meus irmãos! Nós crucificamos Jesus! Na cruz sobre o Calvário estão todas as cruzes! As cruzes que gostamos de fazer, que sentimos prazer em impor sobre os outros, assistindo sua agonia como se fosse um espetáculo! Ele se fez solidário com os crucificados, com os pequenos, com os pobres... Nós lhe impusemos o sofrimento que estamos acostumados a impor sobre tantos outros com nosso pecado. A cruz é obra nossa! Nós a fizemos pra Ele e pra tantos outros...
Um Reino que não Morre... O amor dele não desiste!
Toda a dor de Jesus pela cruz que lhe demos gera escândalo! Podemos nos perguntar: Por quê? Pra que serve tudo isso? Porque Deus se deixou atingir pela nossa soberba? E esta pergunta ainda se enche de mais escândalo quando sabemos que ele podia ter evitado. Podia ter fugido... Mas Ele assumiu toda a dor da paixão voluntariamente...
Ele foi até as últimas consequências num amor que não desiste. Ele não desistiu do Reino, não voltou atrás em sua convicção. Mesmo sentindo-se abandonado, estava certo de que o Reino era verdade, era possível. De alguma forma esse Reino iria irromper, nem que fosse preciso morrer por isso!
E morre amando! Ele foi autêntico, convicto e morreu como consequência do Reino pelo qual viveu. Amou até o fim! Recompensou com carinho o ódio com que o trataram! Aceitou o beijo do traidor... Perdoou e acolheu o ladrão ao seu lado... Perdoou os que não sabiam quanto dói a cruz que lhe deram...
E o amor venceu a dor... Ele provou que o amor é realmente mais forte que a morte! O amor de Deus, que está em nós, vence tudo, supera tudo, transforma tudo! O AMOR VENCEU! Seu corpo morreu, mas o Reino jamais... Reinou sobre a morte, pois a morte não pode detê-lo! Eis aí o nosso Rei: Ei-lo Crucificado! Eis sua glória, eis seu Triunfo! Eis seu reinado! Eis seu AMOR! UM AMOR QUE NÃO SE CANSA DE AMAR!
Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.
Pe. Alexssander Cordeiro
Assessor Espiritual do Ministério Jovem da RCC Brasil

Fonte: http://www.rccjovem.com

sábado, 16 de abril de 2011

Congresso Diocesano do Ministério Jovem em Anapurus

Toda a juventude da Diocese de Brejo e adjacência está convidada para participar do Congresso Diocesano do Ministério Jovem que acontecerá na cidade de Anapurus nos dias 29/04 a 01/05, não fique de fora organize sua caravana e venha passar esses momentos de aprofundamento com Deus juntamente com todo esse povo abençoado. O Ministério Jovem de Chapadinha já está com sua presença confirmada, não deixe pra última hora e prepare-se desde já.  Deus têm grandes planos  para você e deseja renovar sua vida.   PARTICIPE !!!!